Localizador de visitas

Map

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NÃO PRECISAMOS MAIS IR À FINLÂNDIA

Ainda é comum ouvirmos falar sobres os êxitos da educação na Finlândia. Achávamos, até pouco tempo que deveríamos ir lá para conhecermos alguma revolução aplicável ao Brasil. Constatei algo diferente. Ir à Finlândia pode ser um excelente passeio, no entanto as roupas a serem compradas são muito caras tanto quanto a passagem. Fica mais barato ir à cidade de Cajuru, distante de Ribeirão Preto, em São Paulo, apenas 60 km. Lá encontrei uma educação de qualidade, dentro da aplicação cuidadosa dos recursos da educação. O município adquiriu material apostilado de um sistema de ensino e, em troca, recebe o apoio pedagógico e a formação continuada para os educadores. São nove escolas do ensino fundamental. Todas as escolas têm sala de cinema para aprimoramento cultural dos alunos e professores. Os alunos apresentam-se como  alunos normais das escolas públicas, sem aparência de facilidades econômicas, embora esta região seja uma das mais ricas do Brasil. Os professores recebem um pouco mais que o piso nacional e uma central de atendimento com psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga atendem aos casos de necessidade específica. O resultado é alentador. O menor IDEB é de 8,2 e, a escola com o maior IDEB chegou aos 9,2.
Meu caro educador, procure a Secretaria de Educação desta cidade. Se você quiser ir à Finlândia, vá por turismo; para conhecer algum trabalho transformador em educação, vá a Cajuru.

2 comentários:

  1. Caro Hamilton, é com muita alegria que Cajuru e a Secretaria da Educação, agradecem a magnífica palestra "Educar é sentir as pessoas" ministrada aqui no nosso VI Fórum Regional da Educação. Também queremos agradecer essas palavras encantadoras postadas aqui em seu blog a respeito de nosso trabalho. Queremos deixar aqui registrado que educadores, educandos, funcionários e todos aqueles envolvidos na formação dos cidadãos, puderam ter o privilégio de assisti-lo falar sobre a relação humana diante das novas tecnologias. Em um cenário onde a comunicação e a linguagem são imprescindíveis no que diz respeito ao processo educativo das crianças, jovens e adultos, o professor e pedagogo Hamilton Werneck conseguiu mostrar a importância de haver uma "conexão entra a razão e o coração". Nós que acreditamos que a educação é mais uma ferramenta para podermos transformar nossa realidade, também entendemos que mediante muitas novidades no âmbito educacional, existe uma que nunca deixará de ser primordial para o aprendizado saudável e efetivo dos cidadãos; ser Humano!
    Fica aqui nosso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Flávia, agradecendo seu comentário, reafirmo que foi uma experiência muito especial conhecer o trabalho de vocês. Agora conheço o melhor e o pior IDEB do Brasil. O grande aprendizado que consigo nesses anos de viagens e palestras está, exatamente, em ter o coração aberto para aprender com a experiência das pessoas. Um abraço. Prof. Hamilton Werneck

    ResponderExcluir