Localizador de visitas

Map

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mário Roberto Lima

+ MÁRIO ROBERTO LIMA

Quando um gênio morre a humanidade perde um pouco de sua essência. A nossa sorte é que o legado deixado nos conforta e, muitas vezes, conseguimos aproveitar de alguma forma o que nos foi ofertado.
O falecimento de Mário Roberto deixou a família dele, os amigos e colegas de luto, porém, ao mesmo tempo, confortados pela grande utilidade de uma vida.
Recordando momentos de sua adolescência, lembro-me do “laboratório” científico nos fundos da casa do Dr. Bohrer, onde ele e Guilherme César faziam experiências e adoravam assustar seus professores. Era, apenas, o início do gênio que nascia. No ensino médio tornou-se um auxiliar do Padre Maurício Ruffier, no laboratório de física do Anchieta o que lhe valeu, mais tarde, quando professor, usar um laboratório que se tornou bastante familiar para ele.
Pensando em seu trabalho de magistério, lembro-me de quantas vocações para a física foram despertadas. Minha memória passa pela pessoa do físico e doutor em física pala UFRJ, Dr. Barucke e pelo Osvaldo Lucho da Gigalink que conheceu as fibras óticas através do Mário Roberto.
Quando abri um e-mail com as informações sobre seu velório - e vinha da gigalink que o citava como amigo e colaborador- voltei no tempo e recordei as feiras de ciências, onde um adolescente lidando com a efervescência das novidades, apresentou trabalhos premiados com pedaços de fibra ótica conseguidas pelo Mário na UNICAMP.
Friburgo tem, entre outros modelos, um sistema que usa a internet por fibra ótica e tudo começou quando Osvaldo Lucho era adolescente e despertava para uma outra realidade quando poucos nela acreditavam.
O gênio tem a capacidade de lançar sementes e isto nosso amigo foi capaz de fazer. Muitas vezes incompreendido porque pensava além de seu tempo, não desistia de suas buscas e até perdia a paciência quando alguns alunos não demonstravam interesse por saber mais.
Esbanjava criatividade e curiosidade. Se de um lado dava aulas de física no ensino médio e, depois, na Faculdade Santa Dorotéia, não lhe faltavam momentos para regular a temperatura em estufas, num município vizinho, visando a produção de cogumelos.
Viveu para a ciência e esqueceu-se de si mesmo. Tal foi esse esquecimento que não percebia as necessidades de mais cuidado com a dieta alimentar e, cada vez mais, embrenhava-se pelo mundo das descobertas.
Acordou para si mesmo quando o organismo estava combalido pelo diabetes e determinava a queda acentuada da visão que já era comprometida.
Para essas pessoas que escapam à mediania dos mortais, a dimensão da vida é outra. O dia-a-dia cede lugar à busca incessante pelo desconhecido e este “si mesmo” que anda junto com a gente a vida inteira fica um pouco triste quando percebe que perde as batalhas para um concorrente que, sequer, há certeza sobre sua existência.
Edgar Morin citando Heráclito na entrevista a Djénane Tager relembra duas passagens intrigantes: “se não procuras o inesperado, não o encontrarás” e, noutra citação: “acordados, eles dormem”.
Se, para nós, Mário está dormindo, para o criador ele está acordado; e, se nós dormimos, é por causa da falta do desejo de procurar o inesperado e o imprevisível.
É imprevisível mas, mesmo assim, tentarei ainda hoje um e-mail:
marioroberto-ceu@gigalink.com.br; faço isto na confiança que a internet banda larga não é tão moderna assim, data de uma passagem do novo testamento quando Cristo diz a Pedro: “tudo o que ligares na terra, será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.

Prof. Hamilton Werneck

3 comentários:

  1. o bom em voce é a generosidade em comentario acercas do mario roberto um ser voltado para a poesia da física . amaral(aff)

    ResponderExcluir
  2. Chico Amaral, todos nós sabemos o quanto o Mário Roberto contribuiu com a ciência. Pena que cuidava da ciência e esqueceu-se de si mesmo, da saúde e acabou vindo a falecer de múltiplas complicações. Um abraço. Hamilton Werneck

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estava "fuçando" a internet à procura de colegas de classe da época que morei em Friburgo (63 à 69) e encontrei esse Blog, que me deu essa notícia triste. Fui colega e amigo do Mario Roberto no Colégio Anchieta, onde junto com outros amigos praticávamos aeromodelismo; tínhamos até uma sala, no piso superior de um dos prédios externos (não sei se ainda existe), onde guardávamos os aeromodelos. O Mário tinha um dos melhores aeromodelos, senão o melhor do grupo, um Olímpia equipado com motor O.S. Max 35, que aos domingos pela manhã deixava os padres em polvorosa com seu urro ! parecia que ia romper os cabos de aço do U control !
    Lembro (com saudades) das aulas de física do padre Maurício Rufieux, onde ao chegarmos para cada aula já havia um experimento montado para demostrar a teoria; lembro também do "laboratório" do Bohrer, aliás, fui aluno também no Anchieta, do Prof. Fernando Bohrer.

    Mas, como diz um amigo, "o tempo não perdoa" , agora restam apenas as lembranças.

    É isso aí... :-(

    Marcel Etienne L. M. dos Santos

    ResponderExcluir